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Guia Batalha de Dazar’alor: Campeão da Luz

Por Azion - Goldrinn
Publicado em 03/03/2019 - 15:49 Atualizado em 01/06/2020 - 12:28 0 comentário
Este é um artigo da série Guia da Raide Batalha de Dazar'alor que contém 3 artigos.
Série Guia da Raide Batalha de Dazar'alor

  • Guia Batalha de Dazar’alor [Battle of Dazar’alor]
  • Guia Batalha de Dazar’alor: Campeão da Luz
  • Guia Batalha de Dazar’alor: Grong
  • Hello meus amores, tudo bem com vocês? Sejam bem-vindos ao segundo artigo do guia da raide Batalha de Dazar’alor, este é uma tradução do guia criado originalmente no wowhead, que pode ser acessado Battle of Dazar’alor Raid Overview. Para que não fique um artigo muito extenso, separei este guia em partes de acordo com a individualidade de cada um.

    Caso queira ler detalhes sobre esta luta na dificuldade heroica, clique aqui ou dificuldade mítica, clique aqui.

    Esta luta é igual tanto para a aliança quanto para a horda. A diferença se da unicamente nos nomes dos chefes que serão enfrentados pela facção do jogador.

    O Campeão da Luz é o primeiro chefe na Batalha de Dazar’alor.

    [title_block title=”Saque”]

    O nível de saque é de 370 para o LFR, 385 para o Normal, 400 para o Heroico e 415 para o Mítico. Neste chefe você pode obter os seguintes itens:

    [title_block title=”Dicas Rápidas”]
    • Geral
    • Aos Tanques
      • Mantenha os adds a mais de 25m de distância do chefe nas fases do selos.
      • Movimente-se com o chefe durante Lâmina Sagrada. Se necessário peça para o tanque dos adds puxar o agro rapidamente para que a movimentação seja mais rápida.
      • Caso você esteja com Lâmina Sagrada durante o Selo da Desforra. Pode atacar o chefe tranquilamente.
      • Movimente os adds para fora da zona da Consagração quando os DPS estiverem os eliminando. Caso não estejam na zona, basta mantê-los no mesmo lugar.
    • Aos Curadores
    [title_block title=”Habilidades e Estratégias”]

    Você inicia a luta com o chefe e 3 adds, sendo um Cruzado e dois Discípulos.

    • Os adds devem ficar a 30m de distância do boss durante a luta devido aos selos que ele alterna durante a luta inteira.

    O chefe irá alternar a cada 50s entre dois selos, Selo da Retaliação e Selo da Desforra.

    • A raide deve estar preparada para alternar o foco entre o chefe e os adds, dependendo de qual seja o selo ativo. Caso foquem errado, o chefe pode acumular pilhas de Fanatismo.
    • Fanatismo da ao chefe um aumento permanente de 2% de dano sagrado que pode acumular muito rapidamente.
    • Se o chefe acumular Fanatismo demais, a raide poderá sofrer para sobreviver a luta e possivelmente wipar.

    Mantenha o chefe e os adds separados ao longo da luta

    [title_block title=”Selo da Retaliação”]
    • O chefe sempre começa a luta com o Selo da Retaliação ativado, o que faz com que ele use ocasionalmente causa uma explosão de dano sagrado na raide quando alguém é acertado por Onda da Retaliação;
    • Este selo também melhora a cura e o dano da habilidade Aura da Retaliação em 15%;
    • Evite matar os adds durante este selo, pois caso isso ocorra irá conceder 20 acúmulos de Fanatismo ao chefe. Por causa disso, a raide deve evitar matar os adds a todo custo durante esta fase;
    • Os adds devem ser tankados longe do boss durante esta fase para garantir que o AoE e/ou Cleave da raide não os elimine evitando o acumulo de Fanatismo.
    • Quando o chefe atingir 100% de energia, ele lançará Julgamento: Retidão, que faz com que um dos adds ganhe um bônus de 200% em dano e 150% em cura. Isso ocorre antes do chefe trocar para o Selo da Desforra.
    [title_block title=”Selo da Desforra”]
    • Durante a fase do Selo da Desforra o chefe pode ganhar muitos acúmulos de Fanatismo. Isso ocorre sempre que o chefe receber qualquer tipo dano;
    • Somente os jogadores que estão marcados com o debuff Lâmina Sagrada podem atacar o chefe e não aplicar Fanatismo;
    • O chefe pode causar rajadas de dano sagrado aleatoriamente aos jogadores com a habilidade Ajuste de Contas;
    • Este dano não pode ser evitado e os healers devem prever o dano e usar escudos ou se necessário usar sobrecura.

    Como o chefe durante esta fase pode acumular muito Fanatismo, a raide por completo deve focar os adds inimigos.

    • O primeiro a ser morto deve ser o add que esta com o buff Ajuste de Contas já que é o mais perigoso entre os três;
    • Os adds devem continuar distantes do boss para evitar que o chefe receba dano e acumule Fanatismo;
    • Todos os adds DEVEM ser derrotados antes que o chefe atinja 100% de energia e troque para o Selo da Retaliação;
    • Quando os adds forem derrotados o chefe irá recuperar energia muito mais rápido;
    • Mesmo quem eliminem os adds, a raide só deve voltar a atacar o chefe quando ele estiver com o Selo da Retaliação ativado, evitando que ele acumule Fanatismo.

    Quando o chefe acumula 100% de energia, ele conjura Julgamento: Retidão. Causando uma grande explosão de dano sagrado a raide, antes de retornar ao Selo da Retaliação.

    • Neste momento é importante ter um ou dois cooldowns defensivos para sobreviver a este dano;
    • Esta habilidade é a principal razão para evitar que se acumule Fanatismo. Pois quanto mais acúmulos maior será o dano de Julgamento: Retidão, podendo chegar a um instakill na raide inteira.
    • Após ter terminado de usar esta habilidade, ele irá usar Chamado às Armas e a luta se repetira com o chefe alternando entre os dois selos até que seja derrotado.
    • Assim que os adds surgirem o tank responsável pelos adds deverá agra-los rapidamente para que não fiquem juntos do chefe.
    [title_block title=”Ondas da Luz”]

    Nesta luta o posicionamento da raide em relação ao chefe e os adds é muito importante devido a habilidade Ondas de Luz do chefe.

    Evite ficar no caminho que a Onda de Luz que fica entre o chefe e os adds

    De tempos em tempos o chefe lançará Ondas de Luz, enviando uma onda dourada lentamente para um dos adds escolhido aleatoriamente na luta.

    • Se nenhum dos adds estiver vivo quando o chefe usar esta habilidade, será escolhido um jogador aleatório para receber o dano;
    • A onda também irá adicionar um buff em algum dos adds, curando-os em 5% da vida máxima a cada segundo durante 7s;
    • A cura desta habilidade pode ser removida usando skills de dispell;
    • Esta habilidade é utilizada durante as fases dos Selos.

    O tank responsável pelo chefe deve manter a maior distância possível e imóvel, enquanto o tank dos adds os movimenta quando necessário.

    • O tank dos adds deve posiciona-los de modo que fique previsível a direção das Ondas de Luz e mantenha os jogadores aliados fora da direção da mesma;
    • O ideal é mover os adds para fora da linha das Ondas de Luz, apesar disso ser difícil;
    • Caso não consiga mover os adds e as Ondas de Luz os acerte, se atentem a dispelar a os efeitos nos adds;
    • Não se esqueça de interromper a habilidade Cura dos Discípulos.

    Exemplo de posicionamento ideal para a raide

    [title_block title=”Lâmina Sagrada”]

    A cada ataque corpo-a-corpo, o chefe aplica no alvo o debuff Lâmina Sagrada. Esse debuff dura 15s e causa dano sagrado a cada 2s. Esse debuff também é acumulativo.

    • Este debuff se acumula lentamente, então não causa muitos problemas.

    Existem diversas formas de resetar o debuff Lâmina Sagrada, as duas formas mais úteis são:

    1. O segundo tank pode puxar o agro durante 10s~15s para que o debuff saia no tank do chefe;
      • Isso não deve ser feito durante o Selo da Desforra, pois nesta fase os adds são focados e podem fazer com que o chefe acumule Fanatismo.
    2. O tank principal pode esperar os momentos que o chefe casta habilidades e se afastar de modo que o chefe o siga dando tempo do debuff acabar.

    O ideal é sempre manter o debuff de Lâmina Sagrada com menos de 15 acúmulos.

    [title_block title=”Ira Vingativa”]

    Quando o chefe atinge 30% de vida, ele utiliza a habilidade Ira Vingativa, aumentando em 30% o dano causado até o final da luta.

    • Durante essa fase é bom que os healers da raide utilizem cooldowns de cura se necessário, além dos demais jogadores da raide usarem cooldowns defensivos.
    [title_block title=”Cruzados e Discípulos”]

    Os adds estão desde o inicio da luta, e aparecem no inicio de cada nova fase do Selo da Retaliação, e devem ser tankados por um dos tanks durante toda a luta.

    • Os adds são suscetíveis a todas as formas de controle de grupo (lentidões, enraizamentos, polimorfias, etc).

    Os Discípulos são lançadores de magia (casters) similares aos sacerdotes e sempre aparecem em duplas. Eles contem três habilidades quem podem ser interrompidas, sendo elas:

    • Estouro Divino causa uma explosão de dano sagrado de forma moderada a um jogador aleatório. Deve ser interrompido mas tem menor prioridade;
    • Penitência pode curar ou causar dano ao longo de 5s. Deve ser interrompido mas tem prioridade média;
    • Cura é uma habilidade de cast que irá curar um aliado em uma grande porção de vida. Deve ser interrompido com a mais alta prioridade.

    Embora essas habilidades possam ser muito poderosas, é bem improvável que a raide seja capaz de conseguir interromper todas elas durante a luta.

    • Em vez disso, a raide deve se concentrar apenas em interromper esses casts quando estiverem na fase do Selo da Desforra;
    • Isso significa que os adds provavelmente terão muitos pontos de vida na fase do Selo da Desforra, mas os DPSs da raide ainda devem ser capazes de elimina-los no tempo;
    • Se você estiver demorando para eliminar os adds no Selo da Desforra, os DPSs devem começar a focar os adds na fase final do Selo da Retaliação para ganhar vantagem na hora que troca de selo.

    Usando este posicionamento de raide permite que você evite a habilidade Fé Cegante do Cruzado

    Já os Cruzados são similares a paladinos, e tem habilidades que podem afetar toda a raide.

    • O cruzado pode usar Golpe do Cruzado no tank causando um dano moderado. E ele também pode usar Fé Cegante;
    • No final do cast de Fé Cegante deixará todos que estão com a câmera em direção ao cruzado totalmente desorientados durante 5s;
    • Para evitar ficar desorientado, o ideal é se virar de costas quando ele usar essa habilidade;
    • Se a raide seguir a sugestão de posicionamento acima, não será necessário se virar. Visto que eles já estarão de costas para o Cruzado;
    • É essencial que durante o Selo da Desforra algum integrante da raide interrompa a Fé Cegante.

    Além dessas habilidades, o Cruzado conta com a Consagração. Essa habilidade faz com que todos os jogadores em cima dela recebam dano sagrado e todos os discípulos e cruzados em cima dela, recebem 50% a menos de dano.

    Efeito da Consagração na luta

    • Durante a fase do Selo da Retaliação eles podem ficar empilhados no mesmo lugar, visto que não serão o foco da raide;
    • Durante a fase do Selo da Desforra, os adds precisam ficar fora da área da Consagração para que a raide possa fazer o maior dano possível aos adds;
    • Move-los pode ser difícil, já que eles lançam habilidades com muita frequência. No entanto, efeitos de deslocamento e silêncio podem ajudar a movimenta-los mais rápido.
    [title_block title=”Estratégia Alternativa de Burst”]

    Grupos de raide que tem um excelente dano, podem fazer a luta ignorando completamente os adds e focando o chefe. Lembrando que um dos tanks ainda precisa manter os adds separados.

    • Ao seguir a luta dessa forma, significa que o chefe irá acumular muito Fanatismo durante a fase do Selo da Desforra, aumentando substancialmente o dano sagrado causado pelo chefe;
    • Isso pode se tornar problemático quando o chefe usar Julgamento: Ajuste de Contas no final da fase do Selo da Desforra;
    • Se toda a raide se juntar poderão usar cooldowns defensivos e de cura para que possam sobreviver a esta fase;
    • Essa estratégia é recomendada que seja usada somente quando a raide consiga matar o chefe antes dele usar Julgamento: Ajuste de Contas;
    • É bem improvável que essa estratégia seja viável nas primeira semanas da Batalha de Dazar’alor. Porém ao longo das semanas seguintes possa ser possível que seja viável usa-la.
    [title_block title=”Dificuldade Heroica”]

    Na dificuldade heroica as mudanças vão além de números nas habilidades que causarão mais dano e terão mais vida. Existe uma adição de mecânicas.

    O chefe irá aplicar um buff ocasionalmente em um add escolhido aleatoriamente com Proteção Divina, reduzindo o dano recebido por ele em 99% durante 6s.

    • Esse efeito não pode ser colocado no mesmo add mais de uma vez a cada 30s. Já que a habilidade aplica o debuff Abstinência no add;
    • De acordo com os testes, não é possível remover este buff com nenhum tipo de dispell.

    O add que esta com Proteção Divina é sem dúvidas o mais irritante, pois diminui o dano que ele recebe por 6s.

    • Além disso, a estratégia recomendada continua a mesma citada neste guia.
    [title_block title=”Dificuldade Mítica”]

    Já no mítico, as mudanças vão além de números nas habilidades que causarão mais dano e terão mais vida. Existe uma adição de mecânicas.

    Aos 25s após iniciar a luta e a casa 50s depois, o chefe usa Prece para os Caídos.

    • Isso faz com que todos os adds, vivos ou mortos, utilizem uma habilidade poderosa.

    Quando essa habilidade é usada, os cruzados vivos ou mortos usam a habilidade Marreta Divina por 8s, ela faz com que vários martelos em espiral atravessem o local da raide.

    • Qualquer jogador que seja atingido por essa habilidade recebe uma quantidade moderada de dano sagrado, porém deve ser evitada a todo custo;
    • Evitar os martelos é mais fácil quando você fica longe deles, já que tem mais espaço para avaliar o movimento e definir para onde correr;
    • O tanque dos adds deve tentar mante-los na extremidade do local da luta para que os demais jogadores consigam fazer isso.

    Evite os martelos que atravessam o espaço do encontro!

    Já os discípulos usam a habilidade Renovação Angelical e deve ser interrompido a todo custo pois irá curar o chefe em todos os pontos de vida.

    • Se por algum motivo o cast de Renovação Angelical passar, é bem provável que seja wipe na raide;
    • A raide deve designar ao menos um jogador por discípulo para interromper esse cast a todo custo;
    • Os jogadores a distância são mais adequados para esse trabalho, pois eles poderão interromper o cast de Renovação Angelical enquanto se esquivam da Marreta Divina dos cruzados.

    Os adds que morreram sempre renascer na mesma posição quando o chefe usa Prece para os Caídos, e morrem novamente quando a habilidade deles termina de ser castada ou interrompida.

    • Jogadores quem forem designados para interromper devem ficar atentos para ver onde seu respectivo add esta, para que eles possam ter certeza de que estão dentro do alcance quando for necessário interrompe-los;
      • Isso pode ser feito facilmente controlado quando um jogador usa marcadores de raide para demonstrar onde o add esta morto. E em seguida marca-lo com a mesma marca para que seja fácil de se localizar;
    • O tank dos adds deve tentar fazer com que os cruzados morram em um local definido. Este ponto também deve juntar qualquer cruzado vivo;
      • Isso garante que todos os martelos sejam originários de um mesmo local, tornando-os mais fácil de ser esquivado.

    Como o chefe tem pouca vida, é possível usar a estratégia de “zerg” nela, mesmo na dificuldade mítica.

    • Essa estratégia envolve os DPSs ignorando os adds completamente na maior parte do tempo, concentrando todos os seus ataques no chefe e o matando antes que sua fase do Selo da Desforra termine e entre o novo selo;
    • Os discípulos ainda precisam ser interrompidos e a raide ainda deve se esquivar dos martelos dos cruzados;
    • Essa estratégia é viável para a maioria dos grupos que esteja bem equipados com a gear heroica da Batalha de Dazar’alor.

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